28 janeiro, 2011

De onde vem a matéria do Universo?


Em todos os tempos, as pessoas sempre se perguntaram, de onde é que vem a matéria que forma o planeta Terra e tudo que existe? ai está a resposta. Leiam com atenção, pois são poucas as pessoas que contribuem para esclarecer o mundo e o Universo.
A matéria do universo, ou a matéria que está atualmente no Universo e que forma tudo que conhecemos, vem daqui, não do Sol exatamente, mas, das estrelas.
Claro que não vem também, exatamente da estrelas, mas foi nas estrelas que toda a matéria foi forjada.
Quando essa estrelas chegaram ao fim, elas explodiram, ejetaram grande parte da matéria que estavão fundindo por milhões de anos. Assim foi que as nebulosas receberão matéria , para que dessem origem a outra geração de estrelas, das quais o Sol é uma delas.
Leiam sobre a evolução da estrelas, lá encontrarão mais coisas interessantes e a resposta nos mínimos detalhes para essa questão. São esses assuntos que trazem muitos esclarecimentos para o mundo e para a vida.

16 janeiro, 2011

A verdade é que a humanidade estar alheia a muita coisa.

    Perguntas feitas a pessoas de diversos níveis sociais e de diferentes graus de instrução ficam sem respostas. Quando essas pessoas são indagadas sobre fenômenos da natureza. O que são esses fenômenos e como acontecem, se ninguém pergunta, elas acham que sabem, quando alguém pergunta, elas não sabem bem o que responder. Se mesmo essas pessoas bem instruídas não entendem a natureza e o seu funcionamento, como pode o povo simples e com pouca instrução entender a vida e o mundo. ...
    
    Quando olhamos para o Céu noturno, vemos todas aquelas estrelas, de várias cores e tamanhos, mas, o que é que são elas, e o que fazem todas aquelas estrelas? Raríssimas são as pessoas que sabem responder. O que é o fenômeno maré? São poucas as pessoas que sabem que o efeito maré é um fenômeno físico existente entre corpos celestes. Por que esse efeito maré faz com que as águas dos oceanos, em um momento estejam altas, e em outro estejam baixas, maré alta e maré baixa? Quase ninguém sabe. Por que no verão é mais quente que no inverno? Essa pergunta quase nunca é respondida corretamente. O que é o Céu? Essa se alguém sabe nunca falou pra ninguém. Por que o Céu é azul? Essa, poucos sabem responder, e só poucos entendem. O que é o arco íris? Essa a humanidade passou a sua existência acreditando que sabia, mas estava errada e enganada, como sempre esteve. O que são e como surgiram os mares e oceanos? A resposta para essa pergunta, somente poucos dos que entendem de ciência sabem, apesar de todos os dias milhões de pessoas estarem dentro dos oceanos e nas praias. Os terremotos por que derrubam tudo? Muitos sabem por que, afinal a Terra treme, mas poucos compreendem a razão desses tremores. De onde veio a matéria que forma o planeta Terra? Mais de 95 por cento da humanidade não sabe de onde veio a matéria que forma o planeta e a vida, esses só acreditam em mágica e em mágicos, não compreendem a ciência que move o mundo e sustenta a humanidade. O que é o Sol? Toda a vida na Terra depende do Sol, quase todos, todos os dias ficam expostos a luz solar, mas, mais de 90% da humanidade não sabe o que e o Sol, e mais de 97% não sabe o que o Sol faz exatamente. O que é a Lua? Só quem nunca viu a Lua, ou quem é deficiente visual é que não diz nada sobre a Lua, mas, mesmo depois de 40 anos de o homem ter pisado na Lua, e de quase todos os dias termos ela passando sobre nossas cabeças, poucos sabem dizer algo de útil sobre a Lua.  O que é o Sistema Solar? Muitos dizem alguma coisa sobre o Sistema Solar, mas somente poucos têm uma verdadeira noção do que ele seja. O que são as Galáxias? Quem não conhece o Sol, não pode saber o que são as Estrelas ou as Galáxias. Todos os dias, milhões de pessoas tomam banho de sol, mas se você perguntar como este luz do sol é formada, ficará sem resposta. O que é uma estrela cadente? 30% da humanidade sabem dizer o que é uma estrela cadente, mas, 90% dessa mesma humanidade não sabem o porquê do brilho de uma estrela cadente, ou a sua procedência. As fases da Lua são misteriosas para a maioria das pessoas. Muitos, a maioria, irá dizer que é milagre, mágica ou coisas do gênero.
     Sempre que não sabe a resposta para alguma coisa, a humanidade recorre a seres imaginários, a seres do além, a conceitos religiosos e duvidosos ou mágicos. Para essas pessoas, justificar tudo com fantasias é fácil. Difícil é comprovarem essas teorias fantasiosas e pouco elaboradas. Muito difícil é provarem a existência do produto de seus devaneios. Mais difícil ainda, é entenderem o mundo e a ciência.
     O planeta Terra, á quanto tempo ele está aqui? Bilhões de anos. Todos os dias morrem seres vivos, morrem pessoas, e todos os dias nascem novos seres vivos, pessoas e animais. A vida está sempre se reciclando, por quê? Quase todos os dias, o tempo se apresenta quase sempre igual, quase sempre a mesma rotina. Uma parte considerável da população mundial não sabe por que amanhece e porque anoitece, por que é dia e por que é noite, parece mentira, mas não é. É um absurdo ter alguém que desconheça esse detalhe, mas é a pura verdade. Planetas, a humanidade não conhece o planeta em que vive, o planeta que está literalmente sobre os seus pés. Os outros planetas que estão a milhões e bilhões de quilômetros, sabem menos ou nada. Excluindo os cientistas, uma pequena porcentagem das pessoas do planeta sabe dizer o que é um planeta, principalmente a Terra, que é onde moramos. Quem não sabe a origem dos mares e oceanos, não conhece o planeta em que vive. Tantas outras coisas do planeta são tratadas como coisas misteriosas e sem importância, mas não são.
    O sistema solar. Falar do sistema sola é fácil, difícil é o povo que não entende de ciência entender exatamente o que é o sistema solar e qual sua importância para nós. Galáxia. Falar da “nossa” galáxia ou de bilhões de outras galáxias é fácil, porem, fazer com que pessoas que não entendem sequer o que é o planeta Terra ou o Sol, venham a entender as Galáxias, é extremamente difícil. Elas escutam, mas não aceitam e não entendem.
     Para quem não sabe o que existe fora do planeta Terra ou não conhece a complexidade do mundo lá fora, viver a vida é difícil e penoso, tudo passa a ser misterioso, assustador e mágico.
     Conhecer o planeta em que vivemos é fundamental. Conhecer o Sol, as estrela e o que acontece durante a evolução dessas estrelas, o que acontece com elas até chegarem à fase de anã branca ou buraco negro, isso traz compreensão. Saber que cada estrela é um Sol, um sistema solar. Saber que são necessárias centenas de milhões desses sistemas solares para formar uma Galáxia, isso traz compreensão para muita coisa. Olhando e entendendo tudo isso, vemos como somos pequenos, quase insignificantes. Por outro lado, ter determinados conhecimentos a cerca do mundo, faz com que tenhamos mais zelo pelo nosso pequeno planeta, pela vida e por nós mesmo. Só conhecendo um pouco sobre tudo, é que estaremos protegidos contra bobagens, fantasias e impostores.
     Se gostou, esse é mais um trecho do livro de Edvaldo Florentino, O Universo e a humanidade, que breve será publicado. 
     As respostas lógicas para essas e muitas outras questões estão no citado livro, mas, na medida do possível irei postar alguns assuntos neste referido Blog.

15 janeiro, 2011

O que disseram as pessoas que fizeram a história?


O escritor original não é aquele que não imita ninguém, mas aquele a quem ninguém pode imitar. Francois-Auguste-René (Visconde de Chateaubriand) 1768-1848. Escritor francês.

Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo. Galileu Galilei. 1564-1642 Astrônomo italiano.

A ciência se compõe de erros que, por sua vez, são os passos até a verdade. Júlio Verne. 1828-1905. Escritor inglês.

A ciência é incapaz de resolver os mistérios finais da natureza, porque nós somos parte da natureza e, portanto, do mistério que tentamos resolver. Max Planck – 1858-1947. Físico alemão.


O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e, por fim, acaba sabendo tudo sobre nada. Bernard Shaw. 1856-1950. Dramaturgo e crítico literário inglês.

A ciência é a alma da prosperidade das nações e a fonte de vida do progresso. Lois Pasteur. 1822-1895. Químico francês.

Temos algo em comum mais com uma pedra do que com um espírito. 

Os primeiros 40 anos de vida nos dão o texto; os 30 seguintes, o comentário. Arthur Schopenhauer. 1788-1860. Filósofo alemão.

O homem domina a natureza não pela força, mas pela compreensão. Esse é o motivo pelo qual a ciência evoluiu e a mágica falhou, pois não procurou um feitiço para lançar sobre a natureza. Jacob Bronowski. 1908-1974. Matemático e escritor inglês.

Um homem com uma nova ideia é considerado um excêntrico até que sua ideia seja bem sucedida. Mark Tawer. 1835-1910. Escritor Americano.

A natureza é uma linha de montagem, onde a humanidade é o seu produto quase acabado. 

Mentiras soam como verdades, quando faladas por pessoas mentirosas. O autor.

A vida só pode ser compreendida olhando-se para traz; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente. Soren Kierkegaard. 1813-1855. Filósofo Dinamarquês.

Ninguém está livre de dizer bobagens; o problema é dizê-las propositadamente. Michel de Montaigne. 1533-1592. Escritor francês.

Os homens não se tornam civilizados por seu desejo de acreditar, mas por sua boa disposição em duvidar. Henry Lois Mencken. 1880-1956. Jornalista americano.

Nada há que temer na vida, só é preciso que se entenda tudo. Marie Curie. 1867- 1934. Física francesa.

No campo da ciência aprendemos quão grande é a estranheza do mundo. Robert Oppenheimer. 1904-1967. Físico norte-americano.

Não há livro tão ruim que não se possa aprender nele algo de bom. Plínio, o jovem. 62-114. Escritor romano.

Se Deus é bom, não pode ser o autor de todas as coisas que acontecem ao homem. Platão. 428-348 a.C. Filósofo grego

Qualquer pessoa pode ter conhecimento, mas a arte de pensar é o dom mais escasso da natureza. Frederico II, o grande. 1712-1786. Imperador da Prússia.

O político pensa nas próximas eleições, o homem de estado na próxima geração. Willian Ewart Gladstone. 1809-1898. Estadista inglês.

A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e de toda arte. Albert Einstein. 1879-1955. Físico alemão
.
Dois excessos: excluir a razão e só admitir a razão. Blaise Pascal. 1623-1662. Filósofo francês.

Nossos desejos e destinos se decidem na infância. Antes que que você saiba sequer quem é, já é essa pessoa e não pode mudar. Willian T. Vollmann. 31 anos. Escritor americano.

Choramos ao nascer porque chegamos a esse imenso cenário de dementes. Willian Shakespeare. 1564-1616. Dramaturgo inglês.

A causa da mulher é a do homem: os dois se levantam ou sucumbem juntos. Alfred Tennyson. 1809-1892. Poeta inglês.


Fico perturbado quando vejo um cigarro entre os lábios ou os dedos de alguma pessoa importante, de cuja inteligência e julgamento dependem em parte o bem-estar do mundo. Linus Pauling. 1901- 1994. Químico americano.

As grandes massas caíram mais facilmente numa grande mentira do que numa mentirinha. Adolf Hitler. 1889-1945. Ditador da Alemanha.

Pode ser que nosso papel nesse planeta não seja louvar a Deus, mas sim cria-lo. Arthur C. Clarke. 1917-2008. Escritor inglês.

Existe uma paixão pelo entendimento, assim como existe uma paixão pela música. Sem essa paixão não teria havido nem matemática nem ciências naturais. Albert Einstein. 1879-1955. Físico alemão.

Se Deus limitou a inteligência, por que não limitou também a burrice? Paulo Brossard. !924. Ministro do Supremo Tribunal Federal.

É costume de um tolo, quando erra, queixa-se dos outros. É costume de um sábio queixa-se de si mesmo. Sócrates. 470-399 a.C. Filósofo grego.

Uma coisa aprendi em minha longa vida: que toda a nossa ciência, contraposta á realidade, é primitiva e infantil. E, apesar disso, é a coisa mais preciosa que temos. Albert Einstein. 1879-1955. Físico alemão.

O caráter de um homem é o seu destino. Heráclito. 540-480 a.C. Filósofo grego.

Sim, pode-se aniquilar um homem interiormente livre e que vive segundo a sua consciência, mas não se pode reduzi-lo ao estado de escravo ou de instrumento cego. Albert Einstein. Físico alemão.

A humanidade tem uma moral dupla; uma que prega mais não pratica, outra que pratica mais não prega. Bertrand Russel. 1872-1970. Filósofo e matemático inglês.