Perguntas feitas a pessoas de diversos níveis sociais e de diferentes graus de instrução ficam sem respostas. Quando essas pessoas são indagadas sobre fenômenos da natureza. O que são esses fenômenos e como acontecem, se ninguém pergunta, elas acham que sabem, quando alguém pergunta, elas não sabem bem o que responder. Se mesmo essas pessoas bem instruídas não entendem a natureza e o seu funcionamento, como pode o povo simples e com pouca instrução entender a vida e o mundo. ...
Quando olhamos para o Céu noturno, vemos todas aquelas estrelas, de várias cores e tamanhos, mas, o que é que são elas, e o que fazem todas aquelas estrelas? Raríssimas são as pessoas que sabem responder. O que é o fenômeno maré? São poucas as pessoas que sabem que o efeito maré é um fenômeno físico existente entre corpos celestes. Por que esse efeito maré faz com que as águas dos oceanos, em um momento estejam altas, e em outro estejam baixas, maré alta e maré baixa? Quase ninguém sabe. Por que no verão é mais quente que no inverno? Essa pergunta quase nunca é respondida corretamente. O que é o Céu? Essa se alguém sabe nunca falou pra ninguém. Por que o Céu é azul? Essa, poucos sabem responder, e só poucos entendem. O que é o arco íris? Essa a humanidade passou a sua existência acreditando que sabia, mas estava errada e enganada, como sempre esteve. O que são e como surgiram os mares e oceanos? A resposta para essa pergunta, somente poucos dos que entendem de ciência sabem, apesar de todos os dias milhões de pessoas estarem dentro dos oceanos e nas praias. Os terremotos por que derrubam tudo? Muitos sabem por que, afinal a Terra treme, mas poucos compreendem a razão desses tremores. De onde veio a matéria que forma o planeta Terra? Mais de 95 por cento da humanidade não sabe de onde veio a matéria que forma o planeta e a vida, esses só acreditam em mágica e em mágicos, não compreendem a ciência que move o mundo e sustenta a humanidade. O que é o Sol? Toda a vida na Terra depende do Sol, quase todos, todos os dias ficam expostos a luz solar, mas, mais de 90% da humanidade não sabe o que e o Sol, e mais de 97% não sabe o que o Sol faz exatamente. O que é a Lua? Só quem nunca viu a Lua, ou quem é deficiente visual é que não diz nada sobre a Lua, mas, mesmo depois de 40 anos de o homem ter pisado na Lua, e de quase todos os dias termos ela passando sobre nossas cabeças, poucos sabem dizer algo de útil sobre a Lua. O que é o Sistema Solar? Muitos dizem alguma coisa sobre o Sistema Solar, mas somente poucos têm uma verdadeira noção do que ele seja. O que são as Galáxias? Quem não conhece o Sol, não pode saber o que são as Estrelas ou as Galáxias. Todos os dias, milhões de pessoas tomam banho de sol, mas se você perguntar como este luz do sol é formada, ficará sem resposta. O que é uma estrela cadente? 30% da humanidade sabem dizer o que é uma estrela cadente, mas, 90% dessa mesma humanidade não sabem o porquê do brilho de uma estrela cadente, ou a sua procedência. As fases da Lua são misteriosas para a maioria das pessoas. Muitos, a maioria, irá dizer que é milagre, mágica ou coisas do gênero.
Sempre que não sabe a resposta para alguma coisa, a humanidade recorre a seres imaginários, a seres do além, a conceitos religiosos e duvidosos ou mágicos. Para essas pessoas, justificar tudo com fantasias é fácil. Difícil é comprovarem essas teorias fantasiosas e pouco elaboradas. Muito difícil é provarem a existência do produto de seus devaneios. Mais difícil ainda, é entenderem o mundo e a ciência.
O planeta Terra, á quanto tempo ele está aqui? Bilhões de anos. Todos os dias morrem seres vivos, morrem pessoas, e todos os dias nascem novos seres vivos, pessoas e animais. A vida está sempre se reciclando, por quê? Quase todos os dias, o tempo se apresenta quase sempre igual, quase sempre a mesma rotina. Uma parte considerável da população mundial não sabe por que amanhece e porque anoitece, por que é dia e por que é noite, parece mentira, mas não é. É um absurdo ter alguém que desconheça esse detalhe, mas é a pura verdade. Planetas, a humanidade não conhece o planeta em que vive, o planeta que está literalmente sobre os seus pés. Os outros planetas que estão a milhões e bilhões de quilômetros, sabem menos ou nada. Excluindo os cientistas, uma pequena porcentagem das pessoas do planeta sabe dizer o que é um planeta, principalmente a Terra, que é onde moramos. Quem não sabe a origem dos mares e oceanos, não conhece o planeta em que vive. Tantas outras coisas do planeta são tratadas como coisas misteriosas e sem importância, mas não são.
O sistema solar. Falar do sistema sola é fácil, difícil é o povo que não entende de ciência entender exatamente o que é o sistema solar e qual sua importância para nós. Galáxia. Falar da “nossa” galáxia ou de bilhões de outras galáxias é fácil, porem, fazer com que pessoas que não entendem sequer o que é o planeta Terra ou o Sol, venham a entender as Galáxias, é extremamente difícil. Elas escutam, mas não aceitam e não entendem.
Para quem não sabe o que existe fora do planeta Terra ou não conhece a complexidade do mundo lá fora, viver a vida é difícil e penoso, tudo passa a ser misterioso, assustador e mágico.
Conhecer o planeta em que vivemos é fundamental. Conhecer o Sol, as estrela e o que acontece durante a evolução dessas estrelas, o que acontece com elas até chegarem à fase de anã branca ou buraco negro, isso traz compreensão. Saber que cada estrela é um Sol, um sistema solar. Saber que são necessárias centenas de milhões desses sistemas solares para formar uma Galáxia, isso traz compreensão para muita coisa. Olhando e entendendo tudo isso, vemos como somos pequenos, quase insignificantes. Por outro lado, ter determinados conhecimentos a cerca do mundo, faz com que tenhamos mais zelo pelo nosso pequeno planeta, pela vida e por nós mesmo. Só conhecendo um pouco sobre tudo, é que estaremos protegidos contra bobagens, fantasias e impostores.
Se gostou, esse é mais um trecho do livro de Edvaldo Florentino, O Universo e a humanidade, que breve será publicado.
As respostas lógicas para essas e muitas outras questões estão no citado livro, mas, na medida do possível irei postar alguns assuntos neste referido Blog.
As respostas lógicas para essas e muitas outras questões estão no citado livro, mas, na medida do possível irei postar alguns assuntos neste referido Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente racionalmente e com inteligência.
Obrigado.