03 novembro, 2011

Como era entendido o planeta Terra (o mundo na antiguidade)?


Assim era visto o mundo misterioso da antiguidade.


Entendendo a Terra e o Universo
Durante milhares de anos o Mundo ou o Universo, era para as pessoas só o planeta Terra. O Sol (que não sabiam o que era) era o maior dos mistérios http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol, ele só veio a ser conhecido verdadeiramente agora após o século XX.  a Lua (que acreditavam ser uma esfera perfeita de cristal), http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua, quanto mais o povo à olhavam, menos à entendiam. Os planetas, que acreditavam não passar de pequenas estrelas errantes, ou deuses, também não eram conhecido sua verdadeira natureza. As intrigantes estrelas também faziam parte desse mundo, mas a humanidade não sabia o que elas eram. para os antigos as estrelas não passavam de pontinhos luminosos que enfeitavam o céu, (hoje em dia muita gente ainda pensa assim).
Assim era o mundo misterioso e assustador dos nossos antepassados. Nos primeiros milhares de anos da humanidade na Terra a coisa era muito diferente do que é hoje, Nada era respondido convincentemente, nada se sabia sobre a Terra ou sobre o que existia fora dela, nenhuma resposta sobre os mistérios do mundo convencia. Ciência, como a de hoje, não existia nem em sonhos. A humanidade olhava para tudo, via tudo, mas não entendia nada, não tinha como, éramos cegos, e além do mais, o povo estava sendo enganado por aqueles que diziam saber as respostas. Sempre que alguém queria esclarecer algo, respondiam com conceitos fantasiosos, conceitos vagos e duvidosos. A humanidade vivia orientada por conceitos que não esclarecia nada, e que ainda não esclarece muito. Nessa época de antanho, de total ignorância, as religiões, os magos e feiticeiros, os pajés e curandeiros, até certo ponto confortavam, pois tudo era desconhecido e misterioso. Todos achavam que careciam de proteção, todos queriam viver eternamente, todos queriam ser salvos, e havia muitas promessas para isso, à igreja prometia tudo o que fosse preciso para dominar e conduzir as massas, prometia salvação e vida eterna, mas ficava, e ainda fica, só na promessa. Respostas concreta para algo nunca era dada, não existia.
Como a humanidade não conhecia os fatos e os fenômenos da natureza, algumas respostas confusas, extraída de conceitos simples e hoje infantis, eram suficientes para confortar a massa ignorante então existente. Com poucas respostas toscas a humanidade se acomodou, parou no tempo. As respostas que a humanidade tinha não convenciam e não evoluíam. Não existia ciência como a de hoje, que mesmo nova, é muito esclarecedora quanto ao que antes não era entendido. Os dirigentes da humanidade confundiam e continuaram a confundir, com suas ideias atrasadas e fantasiosas, e a fazer coisas erradas, pois era total a falta de conhecimento e de liberdade das pessoas no mundo. Com suas medidas bárbaras, tudo era decidido pela força e pela tirania vigente.  Aqueles que tinham ideias diferentes, que eram curiosos e queriam saber mais, sempre eram perseguidos, ameaçados ou mortos, como é o caso do Giordano Bruno. http://pt.wikipedia.org/wiki/Giordano_Bruno 
Em todas as épocas do passado, foram mortas muitas pessoas que pensavam diferente, pessoas que queriam o bem, que só queriam esclarecer e tornar o mundo melhor. Essas pessoas foram vítimas da elite religiosa, dominante e pouco inteligente que existiu em todas as épocas. 
O bem e o mal, falado e vendido, para assustar o povo, assustava mesmo, e assusta até hoje. Milhares de anos orientados por conceitos errados e atrasados, não trouxe luz e compreensão para a humanidade. A pouca orientação sobre o que existe de fato só veio com o desenvolvimento da ciência. A condução da humanidade por pessoas despreparadas e tementes a seres invisíveis, e por maus governos, também não trouxe esclarecimento. Pelo contrário, trouxe desordem, incompreensão, miséria, e favelas gigantes nos tempos atuais.
Tudo o que existe de mal hoje com a humanidade é herança dessas ingerências do passado, e hoje, ainda alimentadas por instituições ultrapassadas e governantes malandros e corruptos.
Mesmo assim, este é o nosso planeta, este é o nosso tempo, vale a pena conhece-lo e entende-lo. É para isso que serve a ciência, principalmente a astronomia. Vamos entendê-la, afinal hoje isso já é possível, sem medo e sem restrições.
Obs.: Para muitos, a Terra nunca foi conhecida ou entendida, resultando em conflitos de gestão por parte de governos, igreja e ciência.  O povo sempre teve uma impressão errada da realidade, pelo simples fato de desconhecerem a ciência.

TERRA, este é o "pequeno" planeta que na antiguidade era o mundo e centro do Universo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente racionalmente e com inteligência.
Obrigado.