03 novembro, 2011

Como era entendido o planeta Terra (o mundo na antiguidade)?


Assim era visto o mundo misterioso da antiguidade.


Entendendo a Terra e o Universo
Durante milhares de anos o Mundo ou o Universo, era para as pessoas só o planeta Terra. O Sol (que não sabiam o que era) era o maior dos mistérios http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol, ele só veio a ser conhecido verdadeiramente agora após o século XX.  a Lua (que acreditavam ser uma esfera perfeita de cristal), http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua, quanto mais o povo à olhavam, menos à entendiam. Os planetas, que acreditavam não passar de pequenas estrelas errantes, ou deuses, também não eram conhecido sua verdadeira natureza. As intrigantes estrelas também faziam parte desse mundo, mas a humanidade não sabia o que elas eram. para os antigos as estrelas não passavam de pontinhos luminosos que enfeitavam o céu, (hoje em dia muita gente ainda pensa assim).
Assim era o mundo misterioso e assustador dos nossos antepassados. Nos primeiros milhares de anos da humanidade na Terra a coisa era muito diferente do que é hoje, Nada era respondido convincentemente, nada se sabia sobre a Terra ou sobre o que existia fora dela, nenhuma resposta sobre os mistérios do mundo convencia. Ciência, como a de hoje, não existia nem em sonhos. A humanidade olhava para tudo, via tudo, mas não entendia nada, não tinha como, éramos cegos, e além do mais, o povo estava sendo enganado por aqueles que diziam saber as respostas. Sempre que alguém queria esclarecer algo, respondiam com conceitos fantasiosos, conceitos vagos e duvidosos. A humanidade vivia orientada por conceitos que não esclarecia nada, e que ainda não esclarece muito. Nessa época de antanho, de total ignorância, as religiões, os magos e feiticeiros, os pajés e curandeiros, até certo ponto confortavam, pois tudo era desconhecido e misterioso. Todos achavam que careciam de proteção, todos queriam viver eternamente, todos queriam ser salvos, e havia muitas promessas para isso, à igreja prometia tudo o que fosse preciso para dominar e conduzir as massas, prometia salvação e vida eterna, mas ficava, e ainda fica, só na promessa. Respostas concreta para algo nunca era dada, não existia.
Como a humanidade não conhecia os fatos e os fenômenos da natureza, algumas respostas confusas, extraída de conceitos simples e hoje infantis, eram suficientes para confortar a massa ignorante então existente. Com poucas respostas toscas a humanidade se acomodou, parou no tempo. As respostas que a humanidade tinha não convenciam e não evoluíam. Não existia ciência como a de hoje, que mesmo nova, é muito esclarecedora quanto ao que antes não era entendido. Os dirigentes da humanidade confundiam e continuaram a confundir, com suas ideias atrasadas e fantasiosas, e a fazer coisas erradas, pois era total a falta de conhecimento e de liberdade das pessoas no mundo. Com suas medidas bárbaras, tudo era decidido pela força e pela tirania vigente.  Aqueles que tinham ideias diferentes, que eram curiosos e queriam saber mais, sempre eram perseguidos, ameaçados ou mortos, como é o caso do Giordano Bruno. http://pt.wikipedia.org/wiki/Giordano_Bruno 
Em todas as épocas do passado, foram mortas muitas pessoas que pensavam diferente, pessoas que queriam o bem, que só queriam esclarecer e tornar o mundo melhor. Essas pessoas foram vítimas da elite religiosa, dominante e pouco inteligente que existiu em todas as épocas. 
O bem e o mal, falado e vendido, para assustar o povo, assustava mesmo, e assusta até hoje. Milhares de anos orientados por conceitos errados e atrasados, não trouxe luz e compreensão para a humanidade. A pouca orientação sobre o que existe de fato só veio com o desenvolvimento da ciência. A condução da humanidade por pessoas despreparadas e tementes a seres invisíveis, e por maus governos, também não trouxe esclarecimento. Pelo contrário, trouxe desordem, incompreensão, miséria, e favelas gigantes nos tempos atuais.
Tudo o que existe de mal hoje com a humanidade é herança dessas ingerências do passado, e hoje, ainda alimentadas por instituições ultrapassadas e governantes malandros e corruptos.
Mesmo assim, este é o nosso planeta, este é o nosso tempo, vale a pena conhece-lo e entende-lo. É para isso que serve a ciência, principalmente a astronomia. Vamos entendê-la, afinal hoje isso já é possível, sem medo e sem restrições.
Obs.: Para muitos, a Terra nunca foi conhecida ou entendida, resultando em conflitos de gestão por parte de governos, igreja e ciência.  O povo sempre teve uma impressão errada da realidade, pelo simples fato de desconhecerem a ciência.

TERRA, este é o "pequeno" planeta que na antiguidade era o mundo e centro do Universo.  

07 maio, 2011

OVNI

Foto tirada de uma paisagem (Maragogi AL Brasil), onde aparece um objeto estranho.
A 1ª foto  é original e sem cortes, só acrescentei uma seta para melhor visualização.

Foto com uma seta indicando o "bicho"


Foto sem qualquer manipulação.





Foto com mais contraste para destacar o "danado", seja lá o que ele for.

03 maio, 2011

O QUE É O CÉU AZUL, e por que ele é literalmente o nosso manto protetor?



O Céu azul é somente a atmosfera que envolve o planeta Terra, mas também a camada invisível que nos protege, veja porque.





Entender o que é esse Céu e por que ele é azul, também é necessário para entender o mundo, faz parte da compreensão da humanidade sobre a natureza.
Durante um lindo dia de sol, as pessoas olham para o alto e veem uma imensidão azul e misteriosa, que chamamos de Céu, que sempre foi chamada de Céu. Mas, sempre ouve questionamento a cerca do que é o Céu, por muito tempo ficamos sem respostas. Tivemos que esperar que a ciência esclarecesse mais esse mistério, que explicasse mais esse fenômeno atmosférico, pois o Céu azul acima de nossas cabeças não é nada mais ou nada menos do que a atmosfera da Terra.
Os gases da atmosfera quando iluminados pelo Sol causam um espalhamento da sua luz, ofuscando os observadores que se encontram embaixo, nós, na superfície do planeta. Durante o dia, esse ofuscamento impede que seja visto quase tudo que esteja acima da atmosfera.
A cor azul, vista por nós que estamos aqui embaixo, é causada por causa da composição dos gases, pois determinados gases filtram ou retém determinados comprimentos de ondas, ou determinadas cores do espectro eletromagnético, e deixam passar outras.
Cada planeta, do sistema solar ou do sistema de planetas de outras estrelas, provavelmente apresenta uma cor do seu Céu diferente. O Céu azul, quando visto do espaço, não existe, é praticamente invisível. Olhando de fora da Terra, vemos diretamente a sua superfície, com seus mares e todos os acidentes geográficos. À noite, estando na superfície da Terra, podemos ver as estrelas e os planetas, porque a luz do sol não está mais atingindo a atmosfera da Terra, sem luz ela fica invisível, transparente, sem a luz do Sol não somos mais ofuscados. Sem a presença da luz do Sol, não existe Céu azul. O espaço exterior ou fora da atmosfera é negro, mesmo durante o dia e com a presença da luz solar.
O planeta Terra só tem um Céu, porque ele é grande o suficiente para formar ou reter uma atmosfera. Se a Terra fosse um pouco menor, não teria a atmosfera que tem, seria parecida com a Lua, árida e sem vida, sem um Céu ou uma atmosfera a vida não teria surgido e se desenvolvido aqui nesse planeta.
Portanto, o Céu azul é a atmosfera terrestre vista durante o dia, com o presença da luz solar. É a camada invisível que nos protege, o nosso manto protetor.


                                                 
                A Terra vista do espaço, não é visto e não existe Céu azul.

10 fevereiro, 2011

Humanidade, uma espécie estranha no ninho.




Onde está a imunidade da espécie humana? Por que tanto MEDO?

Por que a humanidade não tem uma imunidade tão eficiente, quanto a que tem as espécies animais? Se, como diz a teoria de Charles Darwin, a espécie humana tivesse seguido o caminho evolutivo que seguiu todas as espécies do planeta, não seria natural e lógico, que nós humanos, seriamos tão ou mais imunes do que todas as outras espécies?
Na verdade, a espécie humana é estranha ao planeta Terra, depois de tanto tempo ainda estamos nos adaptando ao ambiente e adquirindo imunidade. A humanidade não é imune aos vírus e as bactérias do planeta. Nós somos estranhos no ninho, vivemos em um planeta hostil.
Os animais dos quais dizem que somos descendente direto, os símios, eles tem mais imunidade do que nós, seres mais evoluídos, aprimorados e inteligentes, por quê? Por que não herdamos também sua imunidade?
Os símios, dos quais herdamos ou recebemos um pouco de seu material genético, estão vivos, por que os hominídeos que dizem ter evoluído dos símios, portanto mais aptos e inteligentes, mais preparados, por que eles não estão vivos? Por que foram extintos?
Ate hoje não existem fatos suficientes que confirmem tudo o que dizem sobre a obscura origem humana. Existem muitos mistérios sobre as nossas origens, mistérios longe de serem esclarecidos.
Hoje sabemos que uma espécie para ter vestígios genéticos de outra, necessariamente não precisa ter tido um passado evolutivo em comum. A questão é como no passado longínquo da vida na Terra, pôde haver uma intervenção genética, que resultasse em uma espécie nova e diferente, uma espécie igual à humana, com um nível de inteligência bem maior do que as que a antecederam, pois, sobre nossos antecessores só temos vestígios, nada que possa esclarecer definitivamente nossa origem. Se levarmos em conta todas as teorias, estórias e vestígios que falam de seres extraterrestres, os astronautas do passado http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_astronautas_antigos  e que no passado da Terra perambulavam por aqui, tudo se encaixa sem ser preciso muito esforço.
A humanidade segue duas linhas de raciocínio, uma e a mais antiga, é a do criacionismo, onde diz que um Deus invisível fez tudo, como ele fez, não dizem e ninguém sabe. A outra, mais recente e aceita pela comunidade científica, e que tem mais lógica do que a primeira, é a teoria da evolução das espécies, onde diz que todo ser vivo evoluiu de seres mais antigos, que aqui se desenvolveram durante milhões de anos. O problema com essa teoria é a humanidade não conhecer e não entender de ciência, de tempo e desconhecer fatos e dados do planeta Terra e do universo. Realmente a humanidade evolui, igualmente a todas as outras espécies. Mas, a questão não é essa, não é a evolução ou o desenvolvimento de uma espécie, da nossa espécie, e sim, a nossa origem, a origem humana. Tudo gira em torno dessa origem, que até hoje é desconhecida.
Hoje sabemos que depois que uma espécie é desenvolvida geneticamente, ela segue o caminho evolutivo natural, basta ela ser introduzida em um meio adequado para isso, e esse parece ser o nosso caso. Estamos aqui, não sabemos de onde viemos e de como viemos, uns creditam em milagre do barro ou da vontade de um ser invisível, outros acreditam no processo evolutivo existente em todo Universo, outros acreditam em interferência extraterrestre para a aparição da espécie humana. Como podem dizer se é uma coisa ou é outra, se bilhões de pessoas e seus governos acreditam em uma coisa, outro tanto acredita em outra coisa? Deveria haver um consenso, se não ha, é por que ainda não sabem ou por que deve haver outra explicação mais racional. Acredito que só nos faltam dados desses outros fatos, pois vestígios já existem bastante.
Com o criacionismo, a humanidade viveu milhares de anos, e teve tempo suficiente para assimilar bem a ideia que quiseram passar, e impor. Por "MEDO" do desconhecido, "MEDO" de serem castigados, “medo” da morte etc. Por não entenderem o que diz a ciência, essa parte da humanidade não conseguiu assimilar muito o que diz as teorias evolucionistas, pois tudo gira em torno do "medo" e do interesse de dominar a humanidade. Além do que, grande parte da humanidade se borra de "medo" de ser contra o que diz a igreja. Eles têm "medo" de que este deus bondoso, compreensivo e amoroso os castigue, mandando-os ao inferno.
Não tenham medo, a humanidade existe para descobrir as coisas, para aprender e entender. Somos seres capazes de aprender e não seres sabedores de tudo, se não fosse assim, nós já nasceríamos com todas as respostas, tudo seria instintivo e não haveria evolução.
A teoria, que fala do surgimento da espécie humana e da seleção natural das espécies, é de uma época em que não tínhamos tecnologia, genética, energia nuclear e muitas outras coisas. Logo, todas as possibilidades possíveis que sabemos serem possíveis hoje, não eram levadas em consideração, isso a pouco mais de 100 anos atrás. A possibilidade de vida extraterrestre que sabemos serem possíveis hoje, não o era nessas épocas passadas.
As pessoas que hoje sabem ciência, ainda são limitadas por uma ou outra especialização, por tudo o que a igreja é, e com o que a sociedade diz e pensa. O "medo" impõe limites, o "medo" do desconhecido freia a imaginação criativa das pessoas desde o seu nascimento. Mesmo os especialistas sobre genética, biologia, ramos diversos da medicina, antropologia, arqueologia, física nuclear e outras especialidades, que poderiam compreender melhor esses assuntos, não estão levando em consideração as descobertas sobre o Universo e sobre a matéria, e, geralmente ainda estão amarrados a dogmas religiosos, portanto impossibilitadas de um raciocínio desimpedido e lógico sobre o Universo e avida, estão com "medo". O "medo" tem acompanhado o ser humano por toda a sua via, o individuo nasce, vive com "medo" e more sem entender nada, morre com "medo".
Enfim, histórias, vestígios de construções antigas, lendas, rituais, passagens da bíblia falando de seres do céu, as vimanas, coisas retratadas nos livros do suíço "Erich Von Däniken", que antes não eram compreendidos, mas que, com a tecnologia que temos hoje, podem ser mais bem entendidas. Tudo isso tem que ser levado em consideração, ou vamos permanecer enganados ou alheios a fatos por toda a nossa existência.
Será que já não está em tempo de seguirmos outros vestígios sobre a nossa origem?
Será que estas outras possibilidades, que só agora podem ser compreendidas, não devem ser vistas com olhos da ciência? Ou será que vamos sempre acreditar, sem levarmos em consideração todos os fatos que hoje existem, apenas por ouvir dizer?
Sei que o "medo" que a humanidade tem de tudo, do desconhecido, é o que a leva a ter fé, acreditar sem saber em quê, mas essa é uma fé cega e sem base lógica, sem conhecimento, é uma grande tolice de seres atrasados e imaturos. Fé é o que tem levado a humanidade a ser escrava de instituições religiosas, a ser manipulada e a acreditar em vez de conhecer, aprender e entender.  Não é acreditando que iremos evoluir bem e adquirir conhecimento sobre tudo o que está a nossa volta, e que ainda não está bem claro, mas que, com conhecimento e sem medo, sem receios e sem fantasias infantis de tempos imemoriáveis, chegaremos a conhecer e entender.
Pense nisso.

09 fevereiro, 2011

Como era o planeta Terra antes da espécie humana chegar por aqui?


Antes da humanidade a Terra era um paraíso.

A terra deve ter sido um paraíso antes do aparecimento da espécie humana, os seres vivos aqui existentes tinham mais sossego, não eram tão maltratados, comidos, devorados, triturados, torturados, assados, transformados em linguiça, servindo de cobaias, escravizados, não eram cassados ou cultivados, dominados e levados a extinção. Depois que a humanidade apareceu aqui, todos esses animais, todas essas formas de vida passaram a ser cultivadas e mortas, as vezes com requintes de crueldade,  só para servir de alimentos para uma única espécie, a nossa, que se acha tão inteligente e tão boazinha. Isso tudo para não falar que em épocas passadas devorávamos os nossos próprios semelhantes, pois é, antes era humano comendo humano, era gente comendo gente. A antropofagia e o canibalismo faziam parte do passado da espécie humana. Aos olhos de outras espécies, nós não somos inteligentes. Nós humanos, somos o bicho papão, somos cruéis, destruidores, predadores vorazes e mesquinhos, gananciosos, cheios de artimanhas, o terror para todas as outras espécies, inclusive para a nossa.
Deveríamos tratar as outras espécies com mais respeito e decência, afinal, eles são seres vivos, estão aqui a mais tempo do que nós. A razão da existência de toda essa diversidade no planeta, não é servir de alimentos para nós. Por que não agimos realmente como seres inteligentes. Quando a humanidade olha para outra espécie, já olha com olhos de lobo mal, só visualizam alimento, só pensam em comer e destruir. A humanidade come o que pode, e destrói ou extermina o que não pode comer. Para a espécie humana, tudo que nade, rasteje, ande ou voe, é parte de seu cardápio e é visto como petisco.
Se existir uma inteligência superior a humana será que iria concordar com isso, se aparecer por aqui outra espécie mais desenvolvida do que a nossa, será que ela vai querer nos comer também? Será que ela vai fazer tudo que nós fazemos com os seres inferiores a nós? Acredito que esse é um dos "medos" que a humanidade tem de descobrir vida inteligente em outros planetas.
Um tema tão retratado e tão repetido nos filmes de ficção científica é a questão de a Terra ser invadida por civilizações extraterrestres, e que eles queiram nos devorar, fazerem churrasquinho de gente. Para uma espécie mais desenvolvida e com más intensões, nós seriamos uma presa fácil e suculenta, caso eles gostassem de comer tanto quanto nós, gostassem de matar e comer animais mortos, pois é isso o que a humanidade faz bem. O medo de nos tornarmos parte do cardápio deles, vem assombrando a humanidade consumista e devoradora de carne morta há bastante tempo, pense nisso quando for matar um animal ou comprar aquele bifão.
Sei que para muitos a carne é tudo, para os animais carnívoros e brutos, também é assim.
Quase todas as doenças da humanidade, são causadas por excesso de alimentos, todos comem como se fossem morrer amanhã. Enquanto animais silvestres ou selvagens comem uma  vez por dia, ou passam dias sem comer, a espécie humana come 3, 4, 5, 6 ou mais vezes por dia. É uma fome de esfomeados, comem com os olho e não para satisfazer as necessidades do corpo. Dizer que é fome de bicho é estarmos ofendendo os animais. Existe uma lista imensa de doenças causadas por exerço de alimentação, doenças dos gulosos ou mortos de fome. Sorte dessa humanidade, que a ciência está se desenvolvendo para corrigir parte desses problemas. 
Só a ciência poderá salvar a humanidade dela mesma e de sua fome "canina" ou sem fim. 
Comer com moderação e saber o que comer é bom e evita surpresas, só faz faz bem ao corpo e a natureza agradesse. 
Deixem os animais viverem, eles merecem, o planeta também é deles.
Com tudo isso, e a humanidade ainda quer encontrar um paraíso no além, se ela tivesse mais conhecimento e lógica, saberia que ele existe e está sob seus pés, mas que está sendo depredado com toda a "inteligência" humana e sua fome.

06 fevereiro, 2011

A posição da Terra em relação ao Sistema Solar.


Precisa dizer mais alguma coisa? Se sim, façam as perguntas certas e eu darei as respostas possíveis.
Claro que a distancia dos planetas não são essas, a Terra está a quase 150 000 000 (cento e cinquenta milhões)  de km do Sol, os outros planetas também não são tão próximos uns dos outros, mas, essa imagem da para se ter uma boa idéia de onde nós moramos de verdade, e nos passa uma ideia mais realista do que é o Sistema Solar. Depois de ver essa imagem, existe motivos para a humanidade viver brigando e fazendo besteiras? Os políticos poderiam entender melhor o mundo e cuidar melhor da humanidade, só assim teriamos paz.
Obs: O Blog está aberto rara sugestões e criticas, só pesso que sejam racionais e conscientes em seus comentários.

O Universo é bem diferente daquele "mundinho" da antiguidade.

Uma nova e boa definição para o Universo.

O “pequeno” Mundo da antiguidade, hoje o Universo, é tudo que existe. É a Terra em que vivemos, com seus mares e oceanos, e com todas as formas de vida. É o Céu azul e misterioso. É o Sol e a Lua, o sistema solar. São todas as estrelas, cada uma delas um Sol ou um Sistema solar. É a Via Láctea, a Galáxia da qual fazemos parte, com mais de 200 Bilhões de outras estrelas iguais ao Sol. É a imensidão do espaço, o Cosmo, com bilhões e bilhões de outras galáxias. São parte do Mundo as leis físicas, as distancias incomensuráveis, as grandezas astronômicas e o tempo de bilhões de anos que da razão a tudo. Enfim, o Mundo é o Universo, somos nós, a ciência e tudo de real que existe.
     



             Aglomerado de galáxias, um pequenino espaço do Universo, com tantos Universos ilhas.
             Cada ponto dessa imagem é uma Galáxia com as mesmas possibilidades da Via Láctea.

28 janeiro, 2011

De onde vem a matéria do Universo?


Em todos os tempos, as pessoas sempre se perguntaram, de onde é que vem a matéria que forma o planeta Terra e tudo que existe? ai está a resposta. Leiam com atenção, pois são poucas as pessoas que contribuem para esclarecer o mundo e o Universo.
A matéria do universo, ou a matéria que está atualmente no Universo e que forma tudo que conhecemos, vem daqui, não do Sol exatamente, mas, das estrelas.
Claro que não vem também, exatamente da estrelas, mas foi nas estrelas que toda a matéria foi forjada.
Quando essa estrelas chegaram ao fim, elas explodiram, ejetaram grande parte da matéria que estavão fundindo por milhões de anos. Assim foi que as nebulosas receberão matéria , para que dessem origem a outra geração de estrelas, das quais o Sol é uma delas.
Leiam sobre a evolução da estrelas, lá encontrarão mais coisas interessantes e a resposta nos mínimos detalhes para essa questão. São esses assuntos que trazem muitos esclarecimentos para o mundo e para a vida.

16 janeiro, 2011

A verdade é que a humanidade estar alheia a muita coisa.

    Perguntas feitas a pessoas de diversos níveis sociais e de diferentes graus de instrução ficam sem respostas. Quando essas pessoas são indagadas sobre fenômenos da natureza. O que são esses fenômenos e como acontecem, se ninguém pergunta, elas acham que sabem, quando alguém pergunta, elas não sabem bem o que responder. Se mesmo essas pessoas bem instruídas não entendem a natureza e o seu funcionamento, como pode o povo simples e com pouca instrução entender a vida e o mundo. ...
    
    Quando olhamos para o Céu noturno, vemos todas aquelas estrelas, de várias cores e tamanhos, mas, o que é que são elas, e o que fazem todas aquelas estrelas? Raríssimas são as pessoas que sabem responder. O que é o fenômeno maré? São poucas as pessoas que sabem que o efeito maré é um fenômeno físico existente entre corpos celestes. Por que esse efeito maré faz com que as águas dos oceanos, em um momento estejam altas, e em outro estejam baixas, maré alta e maré baixa? Quase ninguém sabe. Por que no verão é mais quente que no inverno? Essa pergunta quase nunca é respondida corretamente. O que é o Céu? Essa se alguém sabe nunca falou pra ninguém. Por que o Céu é azul? Essa, poucos sabem responder, e só poucos entendem. O que é o arco íris? Essa a humanidade passou a sua existência acreditando que sabia, mas estava errada e enganada, como sempre esteve. O que são e como surgiram os mares e oceanos? A resposta para essa pergunta, somente poucos dos que entendem de ciência sabem, apesar de todos os dias milhões de pessoas estarem dentro dos oceanos e nas praias. Os terremotos por que derrubam tudo? Muitos sabem por que, afinal a Terra treme, mas poucos compreendem a razão desses tremores. De onde veio a matéria que forma o planeta Terra? Mais de 95 por cento da humanidade não sabe de onde veio a matéria que forma o planeta e a vida, esses só acreditam em mágica e em mágicos, não compreendem a ciência que move o mundo e sustenta a humanidade. O que é o Sol? Toda a vida na Terra depende do Sol, quase todos, todos os dias ficam expostos a luz solar, mas, mais de 90% da humanidade não sabe o que e o Sol, e mais de 97% não sabe o que o Sol faz exatamente. O que é a Lua? Só quem nunca viu a Lua, ou quem é deficiente visual é que não diz nada sobre a Lua, mas, mesmo depois de 40 anos de o homem ter pisado na Lua, e de quase todos os dias termos ela passando sobre nossas cabeças, poucos sabem dizer algo de útil sobre a Lua.  O que é o Sistema Solar? Muitos dizem alguma coisa sobre o Sistema Solar, mas somente poucos têm uma verdadeira noção do que ele seja. O que são as Galáxias? Quem não conhece o Sol, não pode saber o que são as Estrelas ou as Galáxias. Todos os dias, milhões de pessoas tomam banho de sol, mas se você perguntar como este luz do sol é formada, ficará sem resposta. O que é uma estrela cadente? 30% da humanidade sabem dizer o que é uma estrela cadente, mas, 90% dessa mesma humanidade não sabem o porquê do brilho de uma estrela cadente, ou a sua procedência. As fases da Lua são misteriosas para a maioria das pessoas. Muitos, a maioria, irá dizer que é milagre, mágica ou coisas do gênero.
     Sempre que não sabe a resposta para alguma coisa, a humanidade recorre a seres imaginários, a seres do além, a conceitos religiosos e duvidosos ou mágicos. Para essas pessoas, justificar tudo com fantasias é fácil. Difícil é comprovarem essas teorias fantasiosas e pouco elaboradas. Muito difícil é provarem a existência do produto de seus devaneios. Mais difícil ainda, é entenderem o mundo e a ciência.
     O planeta Terra, á quanto tempo ele está aqui? Bilhões de anos. Todos os dias morrem seres vivos, morrem pessoas, e todos os dias nascem novos seres vivos, pessoas e animais. A vida está sempre se reciclando, por quê? Quase todos os dias, o tempo se apresenta quase sempre igual, quase sempre a mesma rotina. Uma parte considerável da população mundial não sabe por que amanhece e porque anoitece, por que é dia e por que é noite, parece mentira, mas não é. É um absurdo ter alguém que desconheça esse detalhe, mas é a pura verdade. Planetas, a humanidade não conhece o planeta em que vive, o planeta que está literalmente sobre os seus pés. Os outros planetas que estão a milhões e bilhões de quilômetros, sabem menos ou nada. Excluindo os cientistas, uma pequena porcentagem das pessoas do planeta sabe dizer o que é um planeta, principalmente a Terra, que é onde moramos. Quem não sabe a origem dos mares e oceanos, não conhece o planeta em que vive. Tantas outras coisas do planeta são tratadas como coisas misteriosas e sem importância, mas não são.
    O sistema solar. Falar do sistema sola é fácil, difícil é o povo que não entende de ciência entender exatamente o que é o sistema solar e qual sua importância para nós. Galáxia. Falar da “nossa” galáxia ou de bilhões de outras galáxias é fácil, porem, fazer com que pessoas que não entendem sequer o que é o planeta Terra ou o Sol, venham a entender as Galáxias, é extremamente difícil. Elas escutam, mas não aceitam e não entendem.
     Para quem não sabe o que existe fora do planeta Terra ou não conhece a complexidade do mundo lá fora, viver a vida é difícil e penoso, tudo passa a ser misterioso, assustador e mágico.
     Conhecer o planeta em que vivemos é fundamental. Conhecer o Sol, as estrela e o que acontece durante a evolução dessas estrelas, o que acontece com elas até chegarem à fase de anã branca ou buraco negro, isso traz compreensão. Saber que cada estrela é um Sol, um sistema solar. Saber que são necessárias centenas de milhões desses sistemas solares para formar uma Galáxia, isso traz compreensão para muita coisa. Olhando e entendendo tudo isso, vemos como somos pequenos, quase insignificantes. Por outro lado, ter determinados conhecimentos a cerca do mundo, faz com que tenhamos mais zelo pelo nosso pequeno planeta, pela vida e por nós mesmo. Só conhecendo um pouco sobre tudo, é que estaremos protegidos contra bobagens, fantasias e impostores.
     Se gostou, esse é mais um trecho do livro de Edvaldo Florentino, O Universo e a humanidade, que breve será publicado. 
     As respostas lógicas para essas e muitas outras questões estão no citado livro, mas, na medida do possível irei postar alguns assuntos neste referido Blog.

15 janeiro, 2011

O que disseram as pessoas que fizeram a história?


O escritor original não é aquele que não imita ninguém, mas aquele a quem ninguém pode imitar. Francois-Auguste-René (Visconde de Chateaubriand) 1768-1848. Escritor francês.

Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo. Galileu Galilei. 1564-1642 Astrônomo italiano.

A ciência se compõe de erros que, por sua vez, são os passos até a verdade. Júlio Verne. 1828-1905. Escritor inglês.

A ciência é incapaz de resolver os mistérios finais da natureza, porque nós somos parte da natureza e, portanto, do mistério que tentamos resolver. Max Planck – 1858-1947. Físico alemão.


O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e, por fim, acaba sabendo tudo sobre nada. Bernard Shaw. 1856-1950. Dramaturgo e crítico literário inglês.

A ciência é a alma da prosperidade das nações e a fonte de vida do progresso. Lois Pasteur. 1822-1895. Químico francês.

Temos algo em comum mais com uma pedra do que com um espírito. 

Os primeiros 40 anos de vida nos dão o texto; os 30 seguintes, o comentário. Arthur Schopenhauer. 1788-1860. Filósofo alemão.

O homem domina a natureza não pela força, mas pela compreensão. Esse é o motivo pelo qual a ciência evoluiu e a mágica falhou, pois não procurou um feitiço para lançar sobre a natureza. Jacob Bronowski. 1908-1974. Matemático e escritor inglês.

Um homem com uma nova ideia é considerado um excêntrico até que sua ideia seja bem sucedida. Mark Tawer. 1835-1910. Escritor Americano.

A natureza é uma linha de montagem, onde a humanidade é o seu produto quase acabado. 

Mentiras soam como verdades, quando faladas por pessoas mentirosas. O autor.

A vida só pode ser compreendida olhando-se para traz; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente. Soren Kierkegaard. 1813-1855. Filósofo Dinamarquês.

Ninguém está livre de dizer bobagens; o problema é dizê-las propositadamente. Michel de Montaigne. 1533-1592. Escritor francês.

Os homens não se tornam civilizados por seu desejo de acreditar, mas por sua boa disposição em duvidar. Henry Lois Mencken. 1880-1956. Jornalista americano.

Nada há que temer na vida, só é preciso que se entenda tudo. Marie Curie. 1867- 1934. Física francesa.

No campo da ciência aprendemos quão grande é a estranheza do mundo. Robert Oppenheimer. 1904-1967. Físico norte-americano.

Não há livro tão ruim que não se possa aprender nele algo de bom. Plínio, o jovem. 62-114. Escritor romano.

Se Deus é bom, não pode ser o autor de todas as coisas que acontecem ao homem. Platão. 428-348 a.C. Filósofo grego

Qualquer pessoa pode ter conhecimento, mas a arte de pensar é o dom mais escasso da natureza. Frederico II, o grande. 1712-1786. Imperador da Prússia.

O político pensa nas próximas eleições, o homem de estado na próxima geração. Willian Ewart Gladstone. 1809-1898. Estadista inglês.

A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e de toda arte. Albert Einstein. 1879-1955. Físico alemão
.
Dois excessos: excluir a razão e só admitir a razão. Blaise Pascal. 1623-1662. Filósofo francês.

Nossos desejos e destinos se decidem na infância. Antes que que você saiba sequer quem é, já é essa pessoa e não pode mudar. Willian T. Vollmann. 31 anos. Escritor americano.

Choramos ao nascer porque chegamos a esse imenso cenário de dementes. Willian Shakespeare. 1564-1616. Dramaturgo inglês.

A causa da mulher é a do homem: os dois se levantam ou sucumbem juntos. Alfred Tennyson. 1809-1892. Poeta inglês.


Fico perturbado quando vejo um cigarro entre os lábios ou os dedos de alguma pessoa importante, de cuja inteligência e julgamento dependem em parte o bem-estar do mundo. Linus Pauling. 1901- 1994. Químico americano.

As grandes massas caíram mais facilmente numa grande mentira do que numa mentirinha. Adolf Hitler. 1889-1945. Ditador da Alemanha.

Pode ser que nosso papel nesse planeta não seja louvar a Deus, mas sim cria-lo. Arthur C. Clarke. 1917-2008. Escritor inglês.

Existe uma paixão pelo entendimento, assim como existe uma paixão pela música. Sem essa paixão não teria havido nem matemática nem ciências naturais. Albert Einstein. 1879-1955. Físico alemão.

Se Deus limitou a inteligência, por que não limitou também a burrice? Paulo Brossard. !924. Ministro do Supremo Tribunal Federal.

É costume de um tolo, quando erra, queixa-se dos outros. É costume de um sábio queixa-se de si mesmo. Sócrates. 470-399 a.C. Filósofo grego.

Uma coisa aprendi em minha longa vida: que toda a nossa ciência, contraposta á realidade, é primitiva e infantil. E, apesar disso, é a coisa mais preciosa que temos. Albert Einstein. 1879-1955. Físico alemão.

O caráter de um homem é o seu destino. Heráclito. 540-480 a.C. Filósofo grego.

Sim, pode-se aniquilar um homem interiormente livre e que vive segundo a sua consciência, mas não se pode reduzi-lo ao estado de escravo ou de instrumento cego. Albert Einstein. Físico alemão.

A humanidade tem uma moral dupla; uma que prega mais não pratica, outra que pratica mais não prega. Bertrand Russel. 1872-1970. Filósofo e matemático inglês.