31 julho, 2013

A Lua, pequeno planeta, companheira e satélite da Terra.




A Lua e suas crateras, um planeta esburacado, companheiro e escudo da Terra.

Pois é, acredite ou não, a Lua é um pequeno planeta que está a uma distância média de 384 405 km da Terra , por orbita o planeta Terra, ela é o seu satélite natural. A Lua tem um diâmetro equatorial de cerca de 3.474,6 km, aproximadamente ¼ do diâmetro da Terra, esse tamanho “todo” da Lua confere ao sistema Terra Lua a função de um sistema duplo de planetas, pois a Lua é muito grande para ser tratada apenas como um satélite natural da Terra. Vejam imagens comparativa de várias luas abaixo. 

As maiores luas do sistema solar comparadas com Mércurio e Plutão.


Algumas das maiores Luas se estivessem em orbita do Sol seriam planetas, pois são maiores do que Plutão e Mercúrio. Na verdade, qualquer corpo celeste que orbite uma estrela é considerado um planeta, só depende das regras adotadas e da consideração de quem o classifica, mesmo que o objeto seja artificial.

Apesar de ter "infinitamente" menor massa do que o Sol, a Lua exerce mais influencia nas marés do que o nosso astro Rei, pois o Sol está a milhões de quilômetros da Terra (Aproximadamente 150 milhões de km). A Lua a menos de meio milhão de km. (384.405km)
Uma Lua ou satélite, ou qualquer outro corpo celeste, por maior que seja, mas, que esteja orbitando um planeta, é esse corpo considerado um satélite. Qualquer planeta que esteja em volta de outro, é considerado um satélite. Ou melhor, quando dois corpos celestes estiverem girando ou orbitando um em volta do outro, para um deles, o outro sempre será o seu satélite, não importando o tamanho. Para qualquer um que se encontre na Lua, a Terra é que é vista como um satélite, e é o seu satélite. 
Nesta imagem, a Terra é o satélite da lua.

A Lua apresenta fases ou áreas iluminadas maiores ou menores, diferentes de um dia para outro, isso fez e faz com que ela seja o objeto do Céu noturno mais contemplado, e que mais trouxe dúvidas na antiguidade. Ainda hoje, ela é objeto de inquietação para muita gente no planeta. A razão de muitos não entenderem o que são essas fases, leva-os a fantasiar e se iludir com coisas estranhas e conceitos nada corretos.
Movimento que mostra as fases lunares.
O principal objetivo prático e físico da Lua é influenciar no movimento das marés altas e baixas. 
Na antiguidade a utilidade da Lua foi mais destacada na divisão do calendário e na orientação noturna, devido a periodicidade noite após noite, de suas fases crescente a minguante, e de seu movimento em torno da Terra. 
Sobre a Lua, existem tantas fantasias que até pessoas esclarecidas se deixam confundir, acreditam que se a Lua não existisse a Terra teria problemas com o clima e com a estabilidade das águas dos oceanos, ou que o eixo da Terra seria afetado, mas não é bem assim. Caso a Lua não existisse, nós não teríamos marés tão altas e tão baixas como as atuais. Do mesmo jeito que existe planetas com um satélite, existem planetas sem satélites, e com muitos satélites. O que descontrolaria o clima da Terra, seria se a Lua sumisse, deixasse de existir, de um momento para outro, ou, se a sua massa crescesse consideravelmente em pouco tempo, ou ainda, se ela se aproximasse muito da Terra. Sobre isso, existem filmes que mostram como seria trágico, pois o planeta teria que se ajustar instantaneamente a falta de atração gravitacional da Lua, ou a uma Lua com muito mais massa, e nós estaríamos envolvidos diretamente nessas mudanças repentinas e catastróficas. 
Quando a lua e o Sol estão do mesmo lado da Terra, a força gravitacional de ambos se somam, e quando estão de lados opostos, a força gravitacional de ambos é dividida. O máximo que aconteceria se a lua não existisse, seria a Terra ter somente a atração gravitacional do Sol para a elevação das marés.

A Lua tem condições de abrigar vida com o auxílio de tecnologias, ela também é uma reserva mineral, para a extração de metais úteis para a exploração espacial futura. Na Lua, será instalada as primeiras colônias humanas fora da Terra, logo que os avanços tecnológicos e astronáuticos se confirmarem viáveis. A Lua será porto e trampolim, também um local de abastecimento para futuras missões tripuladas, daí sua grande importância para o futuro da humanidade. A Lua também será um roteiro turístico, logo que as viagens para lá se tornem acessíveis e menos dispendiosas para uma boa parcela da humanidade.



Imagem, fora de escala, mostrando como a massa de águas se move em direção a Lua para formar as marés.


Imagem clássica do homem na Lua. NASA.
Detalhe da superfície Lunar, cratera Copérnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente racionalmente e com inteligência.
Obrigado.