31 julho, 2013

Mais um pouco sobre o Sol e as estrelas.



A Terra em relação ao Sol


 Conversando com as pessoas, você percebe que geralmente elas acreditam que o Big Bang fez a matéria que permeia o universo e dá formas aos planetas, mas isso não é verdade. Isso quando não acreditam em coisas piores, tipo mágica etc. Como poderiam entender a origem da matéria do Universo, se não aprendem ciência, principalmente Astronomia, a mais antiga das ciências?

      O SOL E AS ESTRELAS. Fábricas de matéria do Universo.
   O que se aprende sobre o Sol geralmente também se aplica as estrelas. O Sol é literalmente uma bola de gás quente e gigante. Só que o Sol tem uma temperatura de 15 milhões de graus em seu núcleo, um diâmetro de cerca de 1 400 000 km (um milhão e quatrocentos mil) e quase totalmente de hidrogênio e hélio. A pressão descomunal e a alta temperatura em seu núcleo funde átomos de hidrogênio, convertendo-os em hélio, a energia resultante dessa fusão é irradiada para o espaço em todas as direções, e um pouco dela, depois de sair do Sol e depois de oito minutos chega aqui na Terra, iluminando e aquecendo tudo. O Sol está fazendo a mesma coisa em média á cinco bilhões de anos, e continuará a fazer por mais cinco sem muitas alterações que venham a influenciar a vida na Terra.
    Mais de 95% das pessoas do planeta não sabem o que o Sol faz exatamente. A humanidade acredita que a função do Sol é somente iluminar, aquecer e sustentar a vida na Terra. Mas não é só isso, e isso não é a principal função de uma estrela.
     O Sol e todas as estrelas fizeram a mesma coisa sempre. São fábrica de elemento, fábricas de matéria. Quase toda a matéria que é encontrada na Terra, em todos os outros planetas, em satélites, meteoros e cometas, são feitas, forjados ou fabricados dentro das estrelas. O processo de fusão nuclear que acontece no núcleo de todas as estrelas, e que funde os átomos de hidrogênio em elementos mais complexos, libera energia em forma de radiação eletromagnética. Essa energia liberada é o subproduto dos processos de fusão acontecido no Sol e em todas as estrelas. Esse processo começou há bilhões de anos atrás com as primeiras estrelas e continuará por bilhões  ou trilhões de anos. Enquanto existir estrelas brilhando, existirá matéria sendo forjada e energia sendo liberada das estrelas.
    O Sol é uma estrela de segunda geração, ele também é uma forja gigante de matéria, só que, nós e a vida da Terra nunca faremos uso da matéria que está sendo montada em seu interior, pois para isso o Sol teria que explodir e espalhar seus restos ou sua matéria no espaço.


     Ele, o Sol, só veio a existir depois que outras estrelas "morreram". Se o Sol fosse uma estrela de primeira geração (quase somente de Hidrogênio), nós, os planetas e tudo que tem vida, em todo o sistema solar, não existiríamos. A evolução das primeiras estrelas, possibilitou, deu condições, para que a vida evoluísse. Só depois da “vida e morte” das primeiras estrelas, dessa que é mais uma fase evolutiva do Universo, é que a vida foi possível. A natureza, a matéria, o Universo vive em continua transformação. Algumas coisas têm o seu fim, para que outras tenham o seu começo. Como disse Antoine-laurent de Lavoisier, considerado o pai da química moderna, na natureza nada cria nada se perde tudo se transforma. E isso é valido para todo o Universo.
                         Se possível, deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente racionalmente e com inteligência.
Obrigado.