31 julho, 2013

Um pouco da história e evolução do telescópio.



1º Telescópio, invenção de Galileu Galilei.



O primeiro telescópio era um instrumento rústico e tosco, se comparado aos modelos de hoje, mas, foi com esse rústico e simples instrumento que o “florentino” Galileu Galilei começou a mudar o mundo e o modo da humanidade ver esse mesmo mundo. Até então, tudo que existia fora da Terra era tido como imutável, diziam que eram coisas que a humanidade não poderia entender, coisas que estavam fora do nosso alcance. Eu concordo com tudo isso, pois do jeito que a humanidade era conduzida, não poderia ser diferente mesmo
Após a invenção do telescópio a astronomia tomou um novo rumo onde, pouco a pouco, foi possível esclarecer muita coisa que antes era impossível de se ver e entender. Mesmo as religiões, que diziam ter resposta para tudo, quanto ao que existia alem da Terra não tinha o que dizer, não conseguia desvendar nada do que um pequeno e inofensivo telescópio era capaz.. 
Existe um Mundo imenso lá fora, Trilhões e Trilhões de vezes maior do que o Sistema Solar. O uso do telescópio foi á primeira janela para o conhecimento desse grande Universo. Foi à primeira luz que a ciência, através de Galileu Galilei e depois de Isaac Newton com seus respectivos e singelos telescópios, jogaram sobre a humanidade. Depois de milhares de anos  essa foi à primeira oportunidade de vermos algo com mais detalhes, algo que estivesse fora da Terra. Coisas que antes estivera fora do alcance de nossos olhos e longe da compreensão humana.
Depois de inventado, o telescópio evoluiu bastante, e quem mais contribuiu para isso foi o físico inglês Isaac Newton. O telescópio newtoniano, diferentemente do telescópio que utiliza apenas lentes de aumento para aproximar as imagens, (refratores) usa um espelho esférico ou parabólico para captar a luz. A imagem refletida pelo espelho é captada  por uma lente objetiva, que é responsável pelo foco.
Newton ao construir esse telescópio, resolveu o problema da aberração cromática que ocorria com os telescópios até então.  


Telescópio espacial Hubble, o mais famoso na atualidade.

.
Telescópio refletor  de pequeno porte.


Rádio telescópio, observações indiretas, via ondas de rádio.


Espelho de um grande telescópio, este pertence a Hubble.

O CEAAL levando a observação até as pessoas, ao centro seu Fidelis e  com seu binóculo.

Seu Fidelis, construtor de telescópio em Maceió AL http://fidelisdeamaraji.blogspot.com/

Observatório astronômico profissional.


OAGLL, observatório astronômico Genival Leite Lima em Maceió AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente racionalmente e com inteligência.
Obrigado.