31 julho, 2013

O mistério das estrelas e da matéria, saiba mais um pouco..




Sol, forja de elementos para o futuro e para a formação de outros mundos.

Apesar de existir farto material a cerca do Sol e das estrelas, elas (incluindo o Sol) ainda são vistas como coisas estranhas e incompreensíveis por grande parte da humanidade, mas por que isso acontece?
Desde os primórdios da humanidade que as estrelas e principalmente o Sol, são veneradas e  usadas  de todas as formas, desde a orientação marítima ou terrestre, para suporte da vida na Terra com a fotossíntese, iluminação, aquecimento das águas e aquecimento da matéria dispersa na atmosfera que gera o ciclo das águas, os ventos etc. A radiação eletromagnética, que favorece as mutações e aumenta a diversidade de espécies, também é de origem solar, enfim, se fossemos escrever sobre as qualidades do Sol, "nossa pequena estrela", teriamos muito assunto, pois dele depende toda a vida na Terra. Mas, apesar de tanta importância, sobre o Sol ou as estrelas, poucos pouco sabem dizer algo sobre o Sol e as estrelas.
O conhecimento de grande parte da humanidade a cerca das estrelas e das suas funções é tão deficiente, que mesmo muitos tutores de química não sabem dizer de onde provem ou qual a origem de todos aqueles elementos químicos que forma a tabela periódica, alguns simplesmente sabem que provem do planeta Terra, nada mais. Imaginem como fica a cabeça e o entendimento dos alunos e pessoas de modo geral que precisam entender a origem da matéria da Terra.
Mas, sabemos que os compostos que formam o "nosso" planeta não podem ter tido origem na mesma, afinal não acreditamos em mágica, ou acreditamos? Mas, se os metais, os minerais e todos os outros elementos não se originaram aqui na Terra, de onde eles vieram? Bem, é ai que entram as estrelas, o Sol e o conhecimento de suas fases evolutivas, ou o ciclo de vida das estrelas.
Evolução estelar, são fases bem definidas na vida ou existência de qualquer estrela, são elas que definem (dependendo da massa da estrela) o destino da estrela, se ela vai ser uma nova ou super nova, ou se vai queimar seu combustível até o fim e esfriar sem grandes alterações, ou se se tornarão buracos negros, fases sombrias e ainda pouco entendidas da evolução estelar. É nas fases estelares que toda matéria formadora de planetas e da vida é forjada, os elementos mais pesados ou densos, somente nas fases finais ou nas novas e supernovas, que são explosões finais das estrelas de grande massa. Logo, se for compreendido o que são e o que acontece nessas fases estelares, certamente estaremos compreendendo uma das mais misteriosas, intrigantes e confusa fases do Universo, a existência ou formação da matéria. Durante quase toda a existência da humanidade só agora (a partir do século XX) é que ela pode ser compreendida de fato.
Mas, quais foram as estrelas que forjaram a matéria que formou a Terra e todos os corpos celestes do sistema solar, e certamente todos os outros planetas que existem na nossa e nas demais galáxias? será que essas estrelas ainda existem? claro que não.
Certamente essas primeiras estrelas não mais existem, pois foi necessário que elas explodissem e ejetassem sua massa, misturando suas entranhas com a de outras que também chegaram ao fim, formando e enriquecendo as nebulosas,  para que posteriormente estrelas de segunda ou terceira geração viessem a se formar junto com planetas, satélites, cometas e meteoros.
Quando observamos o Sol, não imaginamos o que ele realmente faz, que não é somente gerar luz e calor para manter a vida na Terra, como pensavam os antigos, e pensa muita gente da atualidade.
O Sol e todas as estrelas, fundem elementos, ou, forjam matéria. Luz e calor, ou qualquer outra forma de radiação eletromagnética é pura e simplesmente consequência dessas fusões nucleares que ocorrem no núcleo dessas estrelas. Independente de ter vida ou não em qualquer planeta, o Sol e as estrelas continuarão a forjar elementos, pois essa é sua principal função. Ou seja, estrelas são forjas de matéria e não corpos quentes e luminosos que existem para auxiliar a vida do Universo. Apesar de ser isso o que ele aparentemente  faz.
Somos poeira de estrelas sim, mas não das estrelas existentes atualmente. Somos poeira de estrelas que não mais existem, poeira da primeira geração de estrelas que existiu no Universo.
Mais uma coisa, cada estrela do Universo é um possível sistema solar, mesmo que ela não tenha planeta em sua orbita, seria o caso de uma casa continuar sendo uma casa, mesmo que ela não tenha nenhum habitante.
Aqui você encontrará conteúdo mais detalhado sobre estrelas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela
 vale a pena ler.

                Se possível, deixe um comentário.

Supernova, destino das estrelas de grande massa.
Estrelas gigantes. Nessa escala o Sol não é visível.

O Sol é grande, mas o seu reinado é somente aqui no sistema solar.


          Olhem para as estrelas e aprendam com elas ( Albert Einstein ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente racionalmente e com inteligência.
Obrigado.